Adanilo

Ator

 

Adanilo é ator, dramaturgo e diretor de origem indígena e manauara. Em Manaus, foi co-fundador da Artrupe Produções, onde desenvolveu filmes, peças de teatro e eventos culturais diversos, participando de editais e festivais locais e nacionais. Atuou nos grupos Apareceu a Margarida, Grupo Origem e Cês em Cena. No Rio de Janeiro, colaborou com a criação da Companhia Casa 407, investigando a linguagem da palhaçaria e do teatro de rua, e fundou o Teatro Galeroso, grupo que investiga as artes cênicas e audiovisuais a partir de uma visão amazônica decolonial periférica.

Adanilo foi um dos protagonistas do filme “Noites Alienígenas” (2023, Dir. Sérgio de Carvalho) e atuou nos longas “Rio do Desejo” (2023, Dir. Sérgio Machado), “Marighella” (2021, Dir. Wagner Moura), “Eureka” (2021, Dir. Lisandro Alonso). Em breve, estreia nos longas “Oeste Outra Vez” (Dir. Erico Rassi) e “Ricos de Amor 2” (Netflix, Dir. Bruno Garotti), ambos a serem lançados.

Participou das séries “Cidade Invisível” (2023, Netflix), “DOM” (2023, Amazon) e “Segunda Chamada” - 2ª temporada (2021, Globo) e da novela “Renascer” (2024, Globo).

Como diretor, Adanilo dirigiu curtas como “Castanho” (2023), “521 Anos | Siia Ara” (2021) e os espetáculos “Bicho Doido” (2017) e “Primeiro Quarto” (2014). Como dramaturgo, Adanilo lançou textos nos livros “Outras Dramaturgias” e “Amazonas Dramaturgias” e foi premiado no concurso Jovens Dramaturgos, do SESC, publicando o livro da sua peça “Bicho Doido”.

+ currículo completo

ArtistaLucas Barros