Albano Jerónimo

Ator

Crédito: Frederico Martins
 

Nascido em 1979, frequentou o Curso de Teatro em Formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa, e se tornou co-fundador da companhia Teatronacional21.

No cinema, atuou em filmes como “Os Mistérios de Lisboa” (Dir. Raul Ruiz) e “As Linhas de Wellington” (Dir. Valeria Sarmiento), selecionados nos Festivais Cinema de Veneza, Cannes e Toronto. Fez “A Herdade” (Dir. Tiago Guedes), “The Nothingness Club” (Dir. Edgar Pêra), “Anestesia” (Dir. Pedro Varela) e “Restos do Vento” (Dir. Tiago Guedes), selecionado para o Festival de Cannes de 2023.

Na televisão e no streaming, protagonizou a série “El Presidente” (Amazon Prime), que conta com a direção do vencedor do Oscar Armando Bó. Atuou também em “Mar Branco” (Netflix), “Vikings” (History Channel/MGM), “The One” (Netflix), “Glória” (Netflix), “Rabo de Peixe” (Netflix) e “Sara”, para a RTP1 - principal emissora de TV portuguesa - entre outros. 

No teatro, atuou em peças como ‘‘Quarteto’’ (Heiner Muller), “Pocilga” (Pier Paolo Pasolini) e “Orgia” (Pasolini), “Coriolano” (Shakespeare), “A Morte de Danton” (Georg Büchner), “O Falecido Mattia Pascal” (Pirandello), entre outros.

Foi indicado a Melhor Ator nos Prêmios Sophia por seu trabalho em “Restos do Vento”. Por “A Herdade”, foi vencedor do prêmio de Melhor Ator no Festival Internacional de Cinema de Dublin e no Festival Internacional Subtitle e indicado para os prémios Sophia, prêmios SPA, Globos de Ouro. Pela série The One venceu o prêmio de Melhor Actor Secundário com Ordem Moral de Mário Barroso nos prémios Entertainment, o Prêmio Sophia de Melhor Ator Secundário pelo filme ”Linhas de Wellington”.

+ currículo completo

Lucas Barros