Maeve Jinkings

Atriz

 

Formada em Comunicação Social pela Universidade da Amazônia (PA) e em Artes Dramáticas pela Escola de Artes Dramáticas da USP, com passagem pela escola do Centro de Pesquisa Teatral do diretor Antunes Filho.

Atuou em filmes prestigiados do cinema brasileiro, como “O Som ao Redor” (2013, Dir. Kleber Mendonça Filho), “Boi Neon” (2016, Gabriel Mascaro), “Aquarius” (2016, Dir. Kleber Mendonça Filho), coprotagonizou o longa “Amor, Plástico e Barulho” (2014, Dir. Renata Pinheiro) - pelo qual recebeu o prêmio de Melhor Atriz no 46º Festival de Brasília e no Festival Brasileiro de Cinema em Toronto -, protagonizou “Açúcar” (2018, Dir. Renata Pinheiro e Sergio Oliveira); entre outros.

Em 2021 protagonizou os filmes “Carvão” e “Quando Minha Vida”, ambos de Carolina Markowicz. Em 2023, protagonizou o filme “Pedágio”, da mesma diretora, pelo qual recebeu o troféu de Melhor Atriz no Festival do Rio por sua atuação.

Entre curtas, protagonizou “Estátua!” de Gabriela Amaral Almeida (2014), pelo qual recebeu seu segundo candango de Melhor Atriz no Festival de Brasília e também o prêmio de Melhor Atriz no Curta Cinema Rio de Janeiro.

Estreou na televisão em 2015 na novela “A Regra do Jogo” de João Emanuel Carneiro, sob direção de Amora Mautner. Também na TV Globo, Maeve participou das produções “Onde Nascem os Fortes” (2018), “A Dona do Pedaço” (2019) e de um episódio da série “Todas as Mulheres do Mundo” (2019). Em 2023, protagonizou a série “Os Outros” (TV Globo) e a série “DNA do Crime’ (Netflix).

+ currículo completo

Lucas Barros